Agora que estive uns dias fora, aproveitei para descansar e praticar um desporto de que gosto, o ski aquático. Mas, ao mesmo tempo, tive uma conversa que me deixou a pensar sobre a situação do ténis português.
Um dos argumentos do senhor com quem discutia era que o ténis português era uma miséria, e deu dois exemplos: o da Bielorrúsia, a que ele chamou um país de m****, que tem uma tenista no top-5; e o de uma neta dele, esquiadora, que está classificada como 11ª no ranking mundial do escalão dela, e que não tem apoios de lado nenhum. Já agora, gostava de louvar esta rapariga, de nome Marta Simões. Com poucos apoios, num país onde o desporto é muito pouco divulgado, está às portas do top-10 mundial e neste momento a disputar os europeus de categoria (foi segunda classificada no ano passado).
Mas voltando ao ténis (e muito do que vou aqui escrever será parafraseado da pessoa com a qual tive essa conversa); mais do que a falta de apoios do estado e as fracas condições de treino, o nosso maior problema é a dedicação. O corpo humano é igual em todas as pessoas, ou os espanhóis são uma espécie mais avançada?!
Os nossos tenistas são poucos dedicados; não tomam o ténis como uma competição, mas como um "passatempo" (em termos de empenho, claro). Dedicam-se a fazer uma boa época de terra batida, onde chegam ao top-75 (o nosso melhor, não dá pra mais...) e depois na época de HC caem no ranking.
É esse o problema. Falta dedicação, motivação. Claro que neste país só se liga ao futebol, praticamente, mas é preciso apostar mais no ténis. E ter tenistas em grande, a nível internacional, é meio caminho andado para a valorização do desporto a nível nacional.
Se alguém quiser comentar, quer seja para concordar ou discordar, sinta-se à vontade. O símbolo do lápis é mesmo para isso.
Cumprimentos, Pedro Mendes.
meu caro Pedro
ResponderEliminareu queria comentar... mas não encontrei o símbolo do lápis!
;)
estou a brincar...
ResponderEliminarI'm kidding ...
ResponderEliminar(para aqueles que seleccionaram o inglês)
私は冗談...
ResponderEliminar(para aqueles que seleccionaram o japonês)
e acerte o relógio... pois pode parecer que o velho professor anda aqui a horas tardias...
ResponderEliminar;)
Pois, tenho mesmo que o acertar! Erro meu professor, na altura não me lembrei... O lápis é para eu editar o post. Fail xD
ResponderEliminar