Visualizações

sexta-feira, 16 de março de 2012

Últimos torneios

Já há muito tempo que não escrevia. Não tenho andado com tempo ou paciência e os torneios que têm havido não têm sido nada de especial, portanto não vi necessidade de escrever. Agora, porém, vão começar os Masters 1000 e portanto vou voltar a escrever e falar sobre o que se tem passado no circuito.

Desde o Australian Open, disputaram-se diversos torneios ATP 250 e 500, e outros WTA de categorias altas como a Premier 5.
Roger Federer ganhou os últimos que disputou, ambos ATP 500 - em Roterdão e no Dubai. Já David Ferrer também venceu dois, um ATP 250 em Buenos Aires e outro em Acapulco da categoria 500, sendo o único tenista em 2012 com três torneios ganhos, e Juan Martin del Potro ganhou o Open 13 (ATP 250) em Marselha. Milos Raonic, uma das novas coqueluches do ténis mundial, ganhou em San Jose e perdeu na final do outro ATP 500 disputado até agora, o de Memphis - foi ganho pelo austríaco Jurgen Melzer. Raonic tem estado bastante bem, com dois títulos já ganhos até hoje e no top-25 pela primeira vez na carreira. Veremos onde chega este jovem jogador nesta temporada...
Já Ferrer, ainda se viu ameaçado por Jo-Wilfried Tsonga quando, há uma semana, o francês lhe roubou o 5º posto mas com esta vitória agora em Acapulco recuperou o lugar (Tsonga chega a Indian Wells com zero títulos em 2012) e parte forte para os Masters. Duvido que mantenha o 5º lugar muito mais tempo, também devido à idade e ao crescendo de forma de nomes como Tsonga e Del Potro, mas o valenciano continua muito constante e seguro dentro do court.
Depois, observamos um Roger Federer em boa forma. Desde o US Open que só perdeu um jogo, a meia-final do Australian Open para o Nadal... as pessoas podem querer dizer que ele nunca mais ganhará um Slam, mas fora dos Majors o suiço ganhou TUDO desde o USO. Pode estar acabado em termos de Slams (é o recordista, com 16) e em termos de ranking, pois duvido que volte sequer ao 2º lugar, mas continua a dar cartas e a espalhar classe no circuito.
Finalmente, o já referido Juan Martin del Potro está a começar bem o ano. O argentino chegou esta semana ao 9º posto mundial e está bem posicionado para fazer um ano semelhante ao de 2009, em que ganhou o US Open e se tornou no primeiro tenista de sempre a vencer Roger Federer e Rafael Nadal no mesmo torneio. Estou a torçer por ele...

Quanto ao circuito feminino, não tenho acompanhado muito. Sei que a Agnieszka Radwanska ganhou em Doha e no Dubai, os torneios mais importantes até agora, e está agora no 5º lugar do ranking... pessoalmente não a acho digna desse estatuto, pelo menos por agora, mas é sem dúvida uma grande jogadora.

Para Indian Wells e Miami, espero que ganhe o Djokovic no lado masculino. Este ano, ao contrário de 2011, ele chega aos EUA já tendo perdido um encontro - nas meias-finais do Dubai há 3 dias - mas isso não o deve afetar. Espero.

Cumprimentos,
Pedro Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário