Visualizações

domingo, 26 de agosto de 2012

US Open - antevisão

Começa amanhã o último torneio do Grand Slam da temporada, o Open dos Estados Unidos. Não irei acompanhar a primeira semana devido a só voltar de férias no domingo, mas deixo aqui a minha interessante antevisão - achavam mesmo que o US Open podia começar sem eu o antever?! Podia... mas não era a mesma coisa.

O destaque desta edição vai, antes de mais e infelizmente, para a ausência de Rafael Nadal. O vencedor em 2010 e finalista vencido em 2011 lesionou-se ainda durante a época de relva (onde não conquistou qualquer título e não venceu mais do que um encontro quer em Halle, quer em Wimbledon), pelo que além de ter falhado os Jogos Olímpicos foi/será também uma ausência nas US Open Series que culminam nestas próximas duas semanas em Flushing Meadows.
Em termos pessoais, Nadal já fez saber que o que lhe importa neste momento é recuperar a sua condição física e voltar em grande para o final da temporada; o espanhol já venceu, como já disse, em Nova Iorque pelo que apesar de ser sempre mau falhar um torneio desta categoria não será propriamente um grande golpe na carreira de um dos poucos tenistas que já completou o Golden Slam.
O maior problema, ainda que o próprio tenista de 26 anos o desminta, é o ranking. Caso Andy Murray chegue à final ultrapassará Rafael Nadal no 3º posto do ranking ATP, fazendo o maiorquino cair para o seu pior ranking em 5/6 anos. Porém, Murray tem uma meia-final teórica com Roger Federer (penta-campeão do US Open, um desses triunfos frente ao próprio nº1 britânico) pelo que será uma tarefa complicada para Murray.

Bem, passando à antevisão propriamente dita. No quadro masculino apostaria numa vitória do Nole; apesar da temporada aquém das expetativas - que não deixa de ser muito boa, mas comparando com a passada será sempre pior - parece que o sérvio voltou à sua melhor forma agora nas US Open Series e espero mesmo que repita o triunfo de 2011. O seu quadro não é muito complicado, tirando um potencial embate com Del Potro nos quartos-de-final - também ele um antigo campeão - pelo que, na sua melhor forma, a -final é perfeitamente atingível. Depois, é vencer 6 jogos por set em pelo menos três ocasiões...

Nas mulheres, é mais uma vez um quadro aberto mas penso que ganhará a Serena Williams. Motivadíssima da época de relva perfeita que fez, a norte-americana chega a Flushing Meadows praticamente na sua melhor forma e, em casa, tem tudo para emendar a final perdida no ano passado para Samantha Stosur - que, infelizmente, não me parece que repita pela sua inconstância habitual. Victoria Azarenka e Maria Sharapova também são favoritas à vitória pelo que têm feito este ano no circuito, e também Kim Cljisters; a belga, tri-campeã do torneio, anunciou que se vai retirar no final desta edição do US Open e de certeza que quererá acabar em grande estilo.

E é tudo, mais uma vez. Vejam que vale a pena, e já agora sigam http://www.youtube.com/user/LadoToficial
Cumprimentos,
Pedro Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário