Começa hoje em Istambul o TEB BNP Paribas WTA Championships Istanbul 2012, comummente conhecido como Masters WTA. Como é hábito, reúne as oito melhor tenistas da temporada e ainda as restantes duas tenistas do top-10 (que partem como "meras" suplentes, podendo ter hipótese de jogar caso alguma das selecionadas se lesione ou desista por alguma razão.
Na edição deste ano, nota para um pormenor curioso: todas as tenistas, incluindo até as suplentes, são de nacionalidades diferentes. Cada vez mais o ténis feminino se tem globalizado, depois de anos em que o domínio pertencia às tenistas de leste, principalmente Rússia e República Checa, e mais recentemente as norte-americanas irmãs Williams.
Ambos os grupos têm (pelo menos) uma antiga vencedora e uma estreante.
No Grupo Vermelho, Victoria Azarenka e Serena Williams irão provavelmente discutir o primeiro lugar enquanto Angelique Kerber e Li Na terão de jogar mesmo ao seu melhor nível, ou até mesmo um pouco mais, para poderem aspirar a passagem às meias-finais. Este é provavelmente o grupo mais forte; conta com a número 1 e finalista na temporada passada, a já referida antiga vencedora (Serena Williams, 2001 e 2009), a estreante Angelique Kerber (que é para mim muito mais forte que Sara Errani, a outra tenista que se estreia no "5º Major") e ainda Li Na, que repete a presença do ano passado e que ao seu melhor nível pode bater qualquer uma - bem, talvez menos Serena Williams...
Neste grupo a Serena é uma incógnita; tem jogado pouco ou nada desde o US Open, e apesar de ser a tenista mais em foco nos últimos tempos já não joga o Masters há três anos e, como disse, não está em forma; porém, penso que as duas que irão passar são a norte-americana e a Azarenka, que tem feito um ano muito bom que pode terminar em beleza com este título. De resto, talvez se Kerber ou Li Na estivessem no Grupo Branco pudessem passar mas assim, vai ser complicado... Mas ténis é ténis.
Passando agora ao Grupo Branco: aqui figuram as antigas campeãs Maria Sharapova e Petra Kvitova (esta última a campeã em título), além de Sara Errani e de Agnieszka Radwanska, confirmada definitivamente como uma tenista de topo nesta temporada.
Penso que será um grupo mais em aberto do que o Vermelho. Com exceção de Sara Errani, que está uns furos mais abaixo neste superfície do que as três europeias de Leste, qualquer uma pode passar à próxima fase... À partida as favoritas são Maria Sharapova - que este ano já liderou o ranking e sabe como se vence o Masters - e Petra Kvitova, por ser a campeã em título e também pelo tipo de piso, hardcourt indoor.
No entanto, nenhuma das duas está especialmente em boa forma e a Kvitova tem tido um ano que roça o desapontante. Depois de quase ter sido número 1 há um ano, chega a Istambul no 6º posto (é 5ª cabeça-de-série mas com a perda dos pontos do ano passado começou esta semana no 6º lugar) e não tem jogado mesmo nada de especial; enquanto que a Radwanska teve um ano muito bom - depois da final em Wimbledon foi mesmo vice-líder do ranking - e julgo que, considerando as duas atualmente, Radwanska pode perfeitamente deixar a campeã já pelo caminho.
No final, como já referi, espero que vença a Victoria Azarenka.
Cumprimentos,
Pedro Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário