Visualizações

domingo, 3 de julho de 2011

Wimbledon: final masculina

Hoje foi a final masculina de Wimbledon.
Ok, vou deixar de escrever como se fosse só um jogo; o Nole ganhou! Acabaram-se as dúvidas, Novak Djokovic é o melhor tenista do mundo! Noleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!
De modo geral foi um bom jogo. O Rafa entrava em campo sem perder um jogo em Wimbledon desde a final de 2007 (ganhou em 2008, não marcou presença em 2009 e ganhou outra vez em 2010), mas não ganhava um set ao Djokovic desde a final do torneio de Miami - uma das 4 (agora 5) que perdeu frente ao sérvio. Quanto ao Nole, entrava sabendo que amanhã é o número 1, mesmo perdendo, e quis mostrar que merece o lugar, ainda para mais no seu torneio preferido - o tenista diz que sempre acompanhou Wimbledon, e que a sua ambição é ser nº1 e o seu sonho é ganhar na "relva sagrada". E conseguiu!
O jogo começou com ambos os jogadores muito cautelosos, a ganharem os seus jogos de serviço. No entanto, quando Nadal serve para não perder o set, a 5-4, é quebrado, e o Djokovic adianta-se no marcador com um set de vantagem.
No segundo set, Nole, com a confiança ao máximo, começa por confirmar o seu serviço e quebra Nadal no jogo seguinte. Depois, ao 6º jogo deste segundo set, com 4-1 favorável a Djokovic, o sérvio faz o duplo-break e fecha para garantir o set logo de seguida. Estava 6-4 6-1.
No terceiro set, já esperava que o Nadal entrasse em força, mas não tão forte! O vencedor de 10 Grand Slams entrou muito forte, confimando o seu jogo de serviço e quebrando Nole logo a seguir. Nole tenta reagir, mas só consegue confirmar uma vez, sendo quebrado ao 6º jogo de serviço com uma dupla-falta! Nadal serve para fechar o jogo e confirma, 6-1 para o espanhol.
Provavelmente já repararam que o 2º e o 3º set são "simétricos", pelo menos em termos de breaks. Portanto, era de esperar que, com esta recuperação, Nadal entrasse no 4º set muito decidido a levar o jogo à "negra"...
Nesse 4º set, Djokovic começa por confirmar o serviço e quebra Nadal no jogo seguinte, adiantando-se 2-0. Porém, com uma ajuda escandalosa da rede (para não dizer outra coisa), Nadal faz o contra-break no jogo seguinte e recupera, empatando o set. Os jogadores vão confirmando os seus jogos, e eis que, com 4-3 favorável a Djokovic, este quebra Nadal outra vez! Com este novo break à maior, Nole fecha o set (e o encontro) a servir, ganhando 6-4 6-1 1-6 6-3.
Final do jogo: Djokovic atira-se para o chão; levanta-se; cumprimenta Nadal na rede; come relva (dizem que é agradável....); acalma-se... The winner of Wimbledon gentlemen singles 2011, Novak Djokovic!
Depois, a cerimónia de entrega de prémios. Ambos os tenistas sorriem, mas são captadas imagens de Nadal cabisbaixo sentado. Bom, este é o ano do Nole!
Grande torneio de Wimbledon! Ao fim de seis meses, Nole alcança o primeiro lugar do ranking e vence no All England Clube. O primeiro tenista a figurar no 1º lugar do ranking, na segunda metade do ano, é Novak Djokovic!
Também fiquei desapontado com alguns tenistas, principalmente com o Federer. Sinceramente, não me parece muito motivado nesta fase da carreira... Esperava mais dele, ainda para mais com o seu historial em Wimbledon. Mas não deixa de ser, para mim, o melhor jogador de sempre.
Daqui a pouco menos de 2 meses, US Open. O último Slam da época. O último Slam que Federer poderá ganhar (?).

Cumprimentos, Pedro Mendes.

Sem comentários:

Enviar um comentário