Ontem começou o torneio de Stanford, um torneio em hard-court WTA também conhecido por Bank of the West Classic. Neste torneio figuram jogadores de renome, como Victoria Azarenka ou Serena Williams... e também a antiga ex-número 1 Ana Ivanovic.
Sim, antiga. A agora 17ª classificada do ranking WTA não está, nem de perto nem de longe, a esse nível.
Hoje foi o seu primeiro (e único) jogo nesta edição do torneio. Quando olhei para o sorteio, pensei (como sempre) que nem era muito complicado, e que a Ana tinha tudo para defender (e até fazer melhor) a segunda ronda do ano passado... Mas, para não variar, desiludiu os fãs.
A Ana perdeu por 6-3 7-5 contra a japonesa Ayumi Morita, uma jogadora que faz ambas as pancadas de direita e esquerda a 2 mãos (tipo a Marion Bartoli, mas sem os tiques estúpidos dela).
Não vi o primeiro set, mas também não deve ter valido a pena. Começei a ver o segundo set, e ao seu segundo jogo de serviço a Ana é quebrada. Estava 3-1.
Porém, a Ana devolve logo o break, confirma e toma a vantagem de um break, dando a volta para um 4-3. Na altura pensei: pronto, agora confirma e depois quebra para fechar o set (ficando 6-3). Mas não foi o que aconteceu; Morita quebra de volta, depois há uma troca de breaks e o marcador estava nos 5-5. No jogo seguinte, a Ana não devolve o break e serve para ficar no encontro; perde o serviço (foi a zero, de facto), e Morita fecha a 6-3 7-5.
Pronto, acabou mais um torneio precocemente para a sérvia.
Na minha opinião, o principal problema desta má fase da Ana (que cada vez menos parece "só" uma fase) é o mediatismo à volta dela. Claro que a Ana é uma das tenistas mais conhecidas do mundo, e está constantemente envolvida em campanhas de solidariedade (ainda agora apresentou um livro para crianças desfavorecidas); mas isso é capaz de lhe estar a retirar a atenção do que realmente importa - o ténis.
Por exemplo, em Roland Garros foi aquela grande cerimónia do sorteio das rondas, e a Ana esteve presente e foi uma das principais figuras. Depois, perdeu na primeira ronda. Percebem o que quero dizer?
Se calhar sou eu que tenho expectativas muito altas acerca dela, ou então estou a ver mal este fenómeno dos media... Mas realmente acho que ela anda distraída.
A Ana disse que os resultados só devem começar a aparecer daqui a 6 meses, agora com o novo staff. Mas não tem mal começar já a ganhar!
Nigel Sears e Scott Byrnes vão ter um grande trabalho em por a Ana de volta ao seu melhor nível, mas espero que consigam! Ajde!
Outra coisa: se calhar a derrota da Ana até nem foi má de todo. A partir de quinta-feira vou-me embora, e este era o único jogo dela em Stanford que poderia ver. Mas queria que ganhasse, claro.
Sem comentários:
Enviar um comentário